Beyoncé Giselle Knowles-Carter

Beyoncé (Giselle Knowles-Carter) nasceu no Texas, Estados Unidos em 1981. Desde pequena sabia que seu sonho era ser cantora. Após muitas aulas de canto e dança ainda na infância se inscreveu, com suas amigas, em concursos e audições para novos talentos.

Após anos de recusas e derrotas, as meninas alcançaram o sucesso na adolescência com o grupo Destiny’s Child, vendendo mais de 50 milhões de álbuns. Em 2003, Beyoncé partiu para a carreira solo. Hoje, com cinco álbuns, já ganhou 17 Grammys, tendo a marca histórica de receber seis destes em 2010.

Atualmente ela já não é reconhecida apenas como excelente cantora, mas também como uma artista capaz que compõe, coreografa, atua em diversos filmes (com papéis como o de Etta James em Cadillac Records e Diana Ross em Dreamgirls), e que “evoluiu” durante sua carreira para arranjadora vocal, produtora, diretora de vídeo e empresária, além de ter seu nome em marcas de roupa e fragrâncias.

A cantora também é reconhecida por suas ações sociais através da Fundação Survivor. Foi parte de uma campanha contra a obesidade infantil nos EUA, capitaneada pela primeira dama Michele Obama. E recentemente a cantora surpreendeu ao se declarar publicamente como “neo-feminista”: além de incluir a perspectiva em suas músicas (como em Pretty Hurts e Who runs the wold?Girls.), com sua participação no evento Chime for Change lembrou as condições degradantes que muitas mulheres estão ao redor do mundo.

Apesar das críticas pertinentes sobre a objetificação da mulher em sua arte e diversas incoerências em sua produção, Beyoncé é um símbolo de sucesso e empoderamento para milhares de mulheres ao redor do mundo e por isso hoje celebramos sua trajetória.

Beyonce

Por Ellen da Silva
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Beyoncé_Knowles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 5 =