Catarina, a Grande

Catarina, a Grande (1729-1796)
Imperatriz (czarina) russa de origem alemã, Catarina foi a representante da linhagem de monarquias que governou sob a influência dos ideais iluministas. Muito à frente de seu tempo, a déspota esclarecida comandou o Império Russo entre os anos de 1762 a 1796 e buscou modernizar o Estado com uma reforma administrativa, estimulando a agricultura e o comércio, além de reorganizar o exército.
Depois de arquitetar um plano no qual seu marido foi assassinado e ela por fim assumiu o trono, dividiu o território russo em 44 províncias e promulgou em 1785 a Carta da Nobreza.
Sob forte influência Iluminista, construiu diversas universidades, entre elas a Universidade de Moscou, considerada uma das maiores do mundo.
Criou leis diminuindo o uso da tortura e da pena de morte, permitiu a liberdade de culto e secularizou propriedades eclesiásticas em proveito do Estado.
No âmbito militar, incorporou às fronteiras do Império Russo a costa setentrional do Mar Negro e a península da Criméia (em tempo: a mesma Criméia que esse mês voltou para o domínio russo).
Catarina, a Grande, foi uma das mais famosas czarinas russas, sendo a responsável pelas maiores e mais luxuosas construções do Império Russo, deixando o Palácio de Versalhes com a mais pura inveja. Seu reinado terminou em 1796, ano de sua morte.

Por: Carol Zorzetto

catarina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 2 =