Luiza Bairros

Ontem foi o dia da Marcha Nacional das Mulheres Negras. Uma ação política linda de reivindicação com mais de 30.000 mulheres marchando por direitos e por celebração de nossa negritude. Em um dos caminhões de som estava a maravilhosa que vamos falar hoje, referencia fundamental para as mulheres negras deste país. Sem mais delongas, nós do Elas Também. orgulhosamente apresentamos Luiza Bairros.

Nasceu na capital gaúcha em 1953.É filha de um militar e de uma dona de casa. Sempre foi estimulada a receber uma boa educação. Já na escola se envolveu com a militância estudantil com enfoque na questão racial, mas foi na faculdade que teve conhecimento sobre os movimentos sociais estado-unidenses como os Panteras Negras e percebeu o quanto era fecunda a luta que ela estava escolhendo lutar.

Em 1979, após ter contato com o Movimento Negro Unificado ela se muda para a Bahia. E a partir daí sua carreira não parou mais, sempre esteve envolvida em pesquisas sobre discriminação racial, como a do Projeto Raça e Democracia nas Américas: Brasil e Estados Unidos. Foi docente também, trabalhando na Universidade Católica de Salvador, Universidade Federal da Bahia/UFBA, dentre outras. Ao longo da carreira publicou intensamente.

Além da docência ela foi ativa em órgãos públicos e organismos internacionais. Trabalhou na ONU entre 2001-2003 no processo de preparação da III Conferência Mundial Contra o Racismo. Entre 2003-2005 foi parte do Ministério do Governo Britânico para o Desenvolvimento Internacional – DFID, na implementação do Programa de Combate ao Racismo Institucional. Entre 2005 -2007 foi consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, para questões de gênero e raça.

O currículo acadêmico de Bairros é de fazer inveja para qualquer um. Ela é Bacharel em Administração Pública e Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Especialista em Planejamento Regional pela Universidade Federal do Ceará; Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutora em Sociologia pela Michigan State University no ano de 1997.

Em 2008, após anos de militância e trabalho árduo na causa negra ela foi indicada como líder da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial da Bahia – Sepromi. Em 2011, Luiza Bairros foi escolhida pela Presidenta Dilma Rousseff como Ministra da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).

A trajetória de Luíza é completa e complexa. Por ser tão fora da média ela foi escolhida como Ministra. Torcemos para que mais mulheres consigam o destaque acadêmico e politico que essa gigante têm. Obrigada por tanto, Luiza!

12239873_1142541495763525_572712330736701524_n

Fonte: http://www.mulher500.org.br/acervo/biografia-detalhes.asp?cod=871

Por Ellen da Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 1 =