Ivani Conceição Silva

O Enem foi o assunto mais falado desta semana. As redes sociais foram inundadas de comentários sobre a suposta doutrinação presente nas questões e também com fotos das pessoas que chegaram atrasadas. Em meio a esta enxurrada de notícias surgiu na minha timeline a história da Ivani Conceição Silva, me senti tão convocada por ela que quis compartilhar.

Ivani Conceição Silva foi entrevistada em Belo Horizonte. Ela tem 70 anos. É costureira e mãe de três filhos, que em conjunto com o seu marido a estimulam muito para perseguir seu sonho de ser Psicóloga.

Antes de ser costureira ela foi empregada doméstica. Quando questionada se foi difícil criar os filhos ela responde “um pouquinho”. Ela está tentando o ENEM pela terceira vez e não tem a menor pretensão de parar de tentar. “Eu não vou desistir. É um sonho fazer esse curso e, quando concluí-lo, quero trabalhar com crianças. Quem sabe eu ainda consigo!”

Eu não sei as nuances da trajetória da Ivani. Mas o que eu sei é que cada centímetro dela representa o Brasil que eu acredito. Quando penso em “verás que um filho teu não foge a luta” é em pessoas assim que eu penso. É o Brasil de gente que trabalha muito, mas não teve oportunidades. É o Brasil que come o pão que o diabo amassou, pega ônibus lotado cedinho, é vista como a carne mais barata do mercado, é mal remunerado, não pode dar para os filhos a educação que queria mas que é tão gigante que não sucumbe.
É o Brasil que samba, sonha e luta por um amanhã melhor.
Obrigada Ivani, muito obrigada por ser essa força da natureza. Eu espero, de coração, que esse seja teu ano. E lespero também que o Brasil avance em incluir nas Universidades todxs xs brasileirxs que sonham em cursar uma graduação.

12049134_1129990297018645_617668615990941787_n

Fonte: http://educacao.uol.com.br/noticias/2015/10/24/idosa-de-70-anos-tenta-pela-terceira-vez-o-enem-nao-vou-desistir.htm

Por Ellen da Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 6 =