Madam C. J. Walker

Hoje falaremos de uma lutadora que já é presença marcada na nossa foto de capa: a incrível Madam C. J. Walker!

Nascida em dezembro de 1867,no sul dos Estados Unidos , Sarah Breedlove foi a primeira da família a começar a vida como pessoa livre. Durante a infância trabalhou com os pais nos campos de algodão que esses haviam sido escravizados.Quando completou apenas sete anos seus pais morreram.
Aos 14 anos se casou, aos 20 já estava viúva e com uma filha pequena. Passou a trabalhar como lavadeira. Uma das coisas que mais a incomodava nessa época era uma doença que tinha no couro cabeludo que estava fazendo com que perdesse o seu cabelo. Para tentar curar a doença ela experimentou diversas fórmulas até encontrar uma que a curou.Ao perceber a eficácia do produto começou a vende-lo.
Nesse período conheceu seu marido Charles Joseph Walker, e mudou seu nome para Madam C. J. Walker. Com a ajuda dele passou a vender mais e mais produtos. Em 1910, mudou-se de cidade e construiu uma fábrica, um salão de cabeleireira e uma escola de beleza para capacitar seus agentes de vendas.
Por ter um forte espírito empreendedor os negócios começaram a decolar. Ao obter sucesso financeiro, Madam C. J. Walker começou a destacar-se também como filantropa ,com doações significativas para diversas iniciativas. Ficou reconhecida também por seu ativismo político,um bom exemplo disso é a sua oposição ferrenha aos linchamentos de negros tão comuns naquele período.
Com uma trajetória de superação e um testamento generoso à sua comunidade ,Madam C. J. Walker morreu em maio de 1919.

Conheça mais sobre a trajetória na fonte:http://photos.state.gov/libraries/amgov/30145/publications-portuguese/EJ_201202_BlackWomenLeaders_Portuguese.pdf

Por Ellen da Silva ,com agradecimento a sugestão de Gustavo Tavares Piovesan

madam c j walker

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 1 =