Graça Machel

A incrível Graça Machel!
Graça é uma ativista política moçambicana. Nasceu em 1945, numa família pobre de Moçambique, enquanto o país ainda era colônia portuguesa. Por ser muito dedicada aos estudos, Graça ganhou uma bolsa em Lisboa, onde se formou em Filologia da Língua Alemã.
Quando retornou à Moçambique, Graça começou a lutar no movimento de libertação, para a independência do país. No ano em que Moçambique se tornou independente, Graça se casou com Samora Machel. Ao seu lado, ela foi primeira dama do país e ministra da educação, possibilitando o acesso de meninos e meninas à escola.
Anos depois, com a morte de Samora, Graça trabalhou para a ONU, informando a situação do seu país, onde crianças eram vítimas da guerra. Seu trabalho rendeu resultados, pois assim que o tratado de paz com a ONU foi assinado, as minas em moçambique começaram a ser desativadas.
Há 14 anos, Graça ajudou a criar a FDC, uma organização que realiza um trabalho de prevenção a doenças infantis fatais. Além disso, auxilia também as crianças que não têm condições de frequentar a escola. Por causa de seus esforços, em breve, metade dos estudantes das escolas moçambicanas serão meninas. Anteriormente, as famílias mandavam apenas os filhos homens à escola e as meninas tinham de ficar em casa, trabalhando nas tarefas domésticas e a se casar quando ainda muito jovens.
Graça se casou com Nelson Mandela, e o acompanhou até seus últimos dias. Os dois juntos lutaram ativamente pelos direitos das crianças na Africa, e pelos direitos iguais a todos!
Com ela, prestamos nossa última homenagem a Mandiba, e também a Graça, por ser nosso exemplo.
Por Laura Budel

graça machel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 7 =