Nina Simone

Hoje, 21 de fevereiro, Nina Simone estaria celebrando seus 81 anos.
De muitas maneiras, sua música desafiou os padrões. Sua formação clássica mostrou que não importa o gênero de música que ela tocava, fosse gospel, pop, folk ou seu consagrado jazz and blues, ela arrasava. Muitas vezes chamado de “Alta Sacerdotisa do Soul”, se tornou, em meados da década de 1960, a voz do movimento dos direitos civis. Simone escreveu “Mississippi Goddam” (1963), em resposta ao assassinato de Medgar Evers e ao bombardeio da igreja Birmingham, que matou quatro meninas afro-americanas. Após o assassinato do Reverendo Martin Luther King, Jr., em 1968, escreveu “Why (The King of Love Is Dead)”. Ela também escreveu “Young, Gifted and Black”, tomando emprestado o título de uma peça de Hansberry, que se tornou um hino popular na época.

Hoje, no dia de seu aniversário, comemoramos seu legado sobre o mundo da música. Mas também comemoramos por ter sido a voz de famílias silenciadas, e feito ecoar, em harmoniosos timbres, toda uma luta que não podemos nunca abandonar.
Obrigada Simone. Que sua música seja palco de muitas vitórias ainda por vir.

Agradecimento especial ao Leonardo Luiz Pamplona, pelo lembrete e sugestão. Ficamos honradas com homens que seguem a pagina. Essa é a sociedade que queremos.
Nina
Por: Carol Zorzetto
Fonte: http://www.biography.com/people/nina-simone-9484532?page=2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 5 =