Artemisia Gentileschi

Hoje vamos falar um pouco de arte, mais epecificamente, de Artemisia Gentileschi!

Uma das únicas mulheres relevantes na pintura barroca do século XVII na Itália, Artemisia Gentileschi pintou personagens femininas em cenas trágicas e geralmente no papel de heroína.

Consagrada entre os artistas da geração pós Caravaggio quando as mulheres não eram facilmente aceitas no meio artístico, Artemisia produziu uma das versões mais conhecidas da história bíblica de Judith: “Judith decapitando a Holofernes”.

A passagem da bíblia relata a historia da heroína judia que embebeda e decapita o general Holofernes, cuja missão era destruir as culturas que não adoravam Nebuchadnezzar, rei do império babilônico. Judith leva sua cabeça a Betulia, simbolizando a vitória judia perante as imposições do império.
artemisia
Artemisia foi violentada durante sua juventude e teve que passar por um longo julgamento até provar que era vitima de violência. O crime ofuscou parte de suas realizações como artista, uma vez que o agressor era assistente do atelier de seu próprio pai, que esperava um futuro casamento entre os dois. Felizmente conseguiu provar ser vitima de violência sexual e se consagrou em Nápoles, tornando-se futuramente a primeira a entrar para a Academia de Arte de Florença.

Por: Rachel Baumel, com agradecimento a sugestão de Ana Paula Clemente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 8 =