Brilhou em 2013:Cécile Kashetu Kyenge

Nascida na República Democrática do Congo em 28 de agosto de 1964, Cécile deixou sua terra natal para migrar a Itália em 1983. Nesse país fixou residência ,formou-se se como médica oftalmologista, casou e teve duas filhas. Cécile sempre foi ativa na luta pelos direitos dos imigrantes: ela fundou uma Associação Intercultural (DAWA) para promover o apoio, a integração e a cooperação nas relações entre Itália e África,em especial com seu país.
Em fevereiro de 2013 foi eleita Deputada e dois meses depois foi indicada para o cargo que ocupa atualmente: o de Ministra da Integração do Gabinete do Primeiro Ministro Enrico Letta. Cécile é a primeira mulher negra a chefiar um ministério na Itália.

A escolhemos como mulher destaque em 2013 não só por ser a primeira ministra negra ,mas pelo pulso firme e dignidade com que a Ministra tem enfrentado a face racista da Itália: no ano passado ela foi comparada a um orangotango pelo Presidente do Senado e teve bananas aremessadas ao palco em um comício.
Desejamos força não só a Cécile,mas a todos os afro-descendentes ao redor do mundo que enfrentam diariamente a devastação material,física e emocional que o racismo provoca.

685956-cecile-kyenge-49-ans-premiere
Para mais informações ver:
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/07/1317769-primeira-ministra-negra-da-italia-e-atingida-por-bananas-em-ato-de-violencia-racial.shtml
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3346507&seccao=Europa&page=-1
http://en.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9cile_Kyenge

por Ellen da Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 9 =